sábado, 17 de março de 2012

Astigmatismo

O astigmatismo é uma deficiência visual, causada pelo formato irregular da córnea ou do cristalino formando uma imagem em vários focos que se encontram em eixos diferenciados.

Uma córnea normal é redonda e lisa. Nos casos de astigmatismo, a curvatura da córnea é mais ovalada, como uma bola de futebol americano. Este desajuste faz com que a luz se refrate por vários pontos da retina em vez de se focar em apenas um. Para as pessoas que sofrem de astigmatismo, todos os objetos - tanto próximos como distantes - ficam distorcidos. 
As imagens ficam embaçadas porque alguns dos raios de luz são focalizados e outros não. A sensação é parecida com a distorção produzida por um pedaço de vidro ondulado.

O astigmatismo é hereditário e pode ocorrer em conjunto com a miopia ou a hipermetropia.
Um astigmatismo ligeiro pode desenvolver-se ao longo dos anos, devido à alteração da curvatura da córnea, provocada pelos milhares de pestanejamentos diários.

O astigmatismo é dividido em três tipos que são: o astigmatismo baseado na estrutura assimétrica, que é classificada em astigmatismo corneal - devido à córnea de formato irregular e astigmatismo lenticular - devido a lentes de formato irregular; o astigmatismo baseado nos meridianos principais que é classificado em astigmatismo regular e irregular; e por último o astigmatismo baseado no foco dos meridianos principais é classificado em astigmatismo simples complexo, hipermétrope simples, miópico difícil simples, composto, hipermétrope composto, miópico composto e misto.

As causas do astigmatismo podem ser várias, nomeadamente defeitos de curvatura, de centragem, ou do índice de refração de alguma(s) das estruturas do olho responsáveis pela formação da imagem.

Embora o astigmatismo brando possa ser assintomático, astigmatismos mais intensos podem causar sintomas como visão borrada, astenopia (cansaço nos olhos), fadiga (síndrome do usuário do computador), dores de cabeça, fotofobia (sensibilidade excessiva da luz), lacrimejo e náuseas.

O astigmatismo pode ser corrigido com óculos de grau, lentes de contato ou cirurgia refrativa, mas os óculos em geral é a opção mais segura.


O seguinte teste pode ser feito para saber se a pessoa tem astigmatismo: 



Instruções: Faça o teste sem óculos. Fique a 2 metros de distância do monitor e teste um olho de cada vez como no exemplo anterior. Se você tem astigmatismo, algumas linhas ficarão mais pretas e mais nítidas do que outras. Caso todas as linhas pareçam iguais, com o mesmo grau de nitidez, provavelmente você não tem astigmatismo ou se tem o grau é muito pequeno.

Um comentário:

  1. De acordo com o teste, talvez meu olho esquerdo apresente algum grau de astigmatismo. Vou verificar no oftalmo e, se der algo, vou sugerir esse teste pras leitoras do nosso website pra elas verem.

    ResponderExcluir