sábado, 17 de março de 2012

Hipermetropia

A hipermetropia é um erro de refração que faz com que a imagem seja focada atrás da retina
Dessa forma, a capacidade refratária é alterada em relação aos olhos com visão normal. Ela causa dificuldade para enxergar objetos próximos e principalmente para leitura de textos.

A hipermetropia pode ser classificada como axial ou refrativa. As causas da hipermetropia axial são: eixo do globo ocular mais curto que o normal, causando assim, dificuldades em ver de perto, sendo muito comum em crianças, uma vez que os seus olhos normalmente são menores do que o que deveriam ser, porem é normal o grau de hipermetropia diminuir na adolescência; e aumento do raio de curvatura; diminuição da curvatura das faces do cristalino. 

E as causas da hipermetropia refrativa são: diminuição do índice de refração do cristalino e humor aquoso; aumento do índice de refração do vítreo; e falta do cristalino. A hipermetropia também pode ocorrer pela perda da capacidade de acomodação do olho com a idade (vista cansada).

Os sintomas de hipermetropia tratam-se principalmente da visão desfocada, ou seja, a dificuldade para ver com nitidez objetos mais próximos dos olhos. Por isso, a hipermetropia pode causar dor e cansaço ocular, dificuldades altas de concentração e de leitura. Algumas vezes a visão fica indistinta principalmente para objetos mais próximos dos olhos. O cansaço ocular costuma ocorrer em geral após um dia de trabalho ou de estudos intensos, sintoma comumente chamado de fadiga visual. As crianças em geral têm um pequeno grau de hipermetropia e à medida que seus olhos crescem e se alonga, a hipermetropia se autocorrige sem que o indivíduo perceba que há algum problema visual.

A hipermetropia pode ser tratada com cirurgia refrativa, se houver indicação de um oftalmologista, óculos ou lentes de contato. Utilizam-se lentes positivas (também chamadas de lentes convexas) a fim de aumentar a potência do sistema óptico de forma que os raios paralelos de objetos distantes comecem a convergir antes de penetrar no olho para serem focalizados na retina com o músculo ciliar relaxado convergindo assim a luz para a retina, onde se vai formar a imagem. 

O seguinte teste pode ser feito para saber se a pessoa tem miopia ou hipermetropia:


Instruções: Faça o teste sem óculos. Fique a 2 metros de distância do monitor. Feche um dos olhos com a mão e com o olho aberto veja se as letras parecem mais pretas na metade vermelha ou na metade verde. Caso você veja melhor as letras na parte vermelha provavelmente tem miopia. Se for na parte verde provavelmente você apresenta hipermetropia. Se for parecido, ou você não tem grau ou o grau é bem pequeno. Agora teste o outro olho da mesma forma.




Nenhum comentário:

Postar um comentário