sábado, 17 de março de 2012

Estrabismo

O estrabismo (vesgueira) é o mal alinhamento de um olho, de modo que a linha de visão não é paralela à do olho oposto e ambos os olhos não são direcionados para o mesmo objeto concomitantemente.

Normalmente, ambos os olhos movem-se concomitantemente, de maneira que o cérebro produz uma única imagem fundida de ambos os olhos. Como cada olho possui um ponto de visão discretamente diferente, a imagem é tridimensional. Quando os olhos não estão alinhados adequadamente, o cérebro pode receber imagens de cada olho que são demasiadamente diferentes para serem fundidas, ocasionando a diplopia (visão dupla). Para evitar a diplopia, o cérebro pode eliminar a imagem do olho desviado.
Quando o cérebro deve eliminar constantemente imagens de um olho, a visão deste é gradualmente perdida. Como a imagem produzida por um único olho não é tridimensional, a percepção de profundidade também é perdida.


Existem vários tipos de estrabismo. 
Um dos olhos pode girar para dentro (esotropia ou estrabismo convergente), para fora (exotropia ou estrabismo divergente) ou pode girar para cima (hipertropia) ou para baixo (hipotropia).
Nesta ilustração, o olho afetado é o direito.


 
  Esotopria                              Exotropia 


 
    Hipertropia                         Hipotropia


A esotropia acomodativa em crianças com hipermetropia pode ser tratada prematuramente com lentes, para que não se exija acomodamento ao olhar os objetos distantes. Em alguns casos, os óculos bifocais podem ser úteis. Outros tratamentos incluem medicamentos como gotas de ecotiofato, que contribuem para que o olho foque corretamente os objetos próximos.

O estrabismo paralítico pode ser tratado com óculos que contenham lentes prismáticas que inclinem a luz para que ambos os olhos recebam quase a mesma imagem. Outra alternativa é constituída pela cirurgia. Exige-se um seguimento periódico até aos 10 anos de idade.

Se o transtorno não é detectado ou se é impropriamente tratado, cerca da metade das crianças com estrabismo desenvolverão ambliopia, resultando em severo déficit visual.





Um comentário:

  1. No estrabismo paralitico eh necessário aguardar qtos meses para cirurgia? Ou ate qual mês temos possibilidade da regressao?

    ResponderExcluir